Há alguns anos o Quilombhoje elaborou um calendário afro para a internet.
Esse foi o primeiro calendário afro on-line e foi feito tendo como referência trabalhos como a agenda afro, dos professores Acácio Almeida e Lucilene Reginaldo, e o calendário do Conselho da Comunidade Negra, dentre outros.
O calendário do Quilombhoje foi e ainda é bastante acessado e reproduzido (muitas vezes a fonte original não é citada).
Agora, depois de bastante trabalho, conseguimos fazer com que esse calendário também possa ser instalado em celulares ou tablets que tenham android.
Basicamente é uma relação das datas mais significativas para a cultura afro-brasileira. Depois de instalado o aplicativo, para consultar o calendário não é necessária conexão com a internet, mas algumas funções do aplicativo exigem que se esteja on-line.
Vai ser bom saber se as pessoas acham legal o calendário. Se acham útil ter acesso às datas significativas para a luta do povo negro em qualquer lugar em que estejam.
Como dito, esse calendário é para aparelhos que tenham o android e você pode baixá-lo no seguinte endereço:
http://www.quilombhoje.com.br/downloadcalendario/click.php…
Siga os seguintes passos:
1- Baixe o arquivo diretamente do navegador do celular (copie o link acima). Se baixar pelo computador, transfira o arquivo para o celular com o “wifi file transfer”, por exemplo (tamanho do arquivo: 2.8 MB).
2- No celular, clique no ícone do arquivo “calendario-afro-quilombhoje-1.1.apk”.
3 – Se for solicitado, ative o item “permitir a instalação de fontes desconhecidas” (que fica na aba “configurações [ou ajustes]/segurança”).
4 – Instalar.
5 – Se tiver um antivírus instalado, o antivírus vai verificar o aplicativo. É sempre bom ter um antivírus no celular.
ATENÇÃO: Agora o calendário também pode ser baixado pela Play Store.
Dê-nos sua opinião sobre esse calendário afro mobile.
Axé!
Márcio/Esmeralda