Na internet proliferam aquelas listas do tipo “dez coisas que você deveria saber sobre alguma coisa”, ou “as dez melhores” ou “as dez piores” algumas coisas. Bom, abaixo segue uma lista brevemente forjada dentro desse espírito. Não deu pra fechar em dez itens. E é bem provável que ela seja muito maior do que os quinze tópicos elencados. Isso quer dizer que mais listas podem vir. Esta aqui vamos chamar de
“Quinze ‘nãos’ que podem ajudar alguém a ser não-racista”
- Não diga que não há mais vagas quando você descobre que é negra aquela pessoa para quem você disse que havia vagas, por telefone, e que agora está à sua frente procurando emprego.
- Não diga que não há mais vagas quando você descobre que é negra aquela pessoa que fez reserva no seu hotel, por telefone, e que agora está na recepção à sua frente.
- Não faça cara de decepção nem tente sair da sala quando você descobre que é negro(a) aquele(a) médico(a)/advogado(a) com quem você marcou consulta por telefone e que agora está à sua frente.
- Não conte piadas racistas na sua empresa, especialmente se alguns funcionários forem afrodescendentes.
- Não conte piadas racistas em nenhum lugar.
- Não faça cara de raiva quando você descobre que o namorado da sua filha é negro.
- Não faça cara de espanto quando você descobre que a namorada do seu filho é negra.
- Não diga nada quando você descobre que o namorado do seu filho ou a namorada da sua filha é afrodescendente.
- Não faça cara de medo e não esconda a bolsa quando vir um homem negro caminhar na rua na mesma calçada que você.
- Não faça cara de medo e não esconda a bolsa quando um homem negro entrar no mesmo elevador que você, e os dois estiverem sozinhos.
- Não atravesse a rua correndo apenas porque um homem negro ou uma mulher negra vem na direção contrária à sua.
- Não fale para uma mulher negra que o cabelo natural dela está horrível quando você vê que não está.
- Não diga para um casal negro que não há nenhum apartamento para alugar no prédio que você administra quando todos sabem que existem vários.
- Não atire bananas no campo, não faça gestos nem use xingamentos racistas, pois você sabe que as pessoas estão te vendo e ouvindo.
- Não queira convencer os outros de que uma pessoa negra é culpada numa situação de racismo quando todos sabem que ela é vítima.
Por fim, não faça listas deste tipo, a não ser que seja absolutamente necessário e/ou que você tenha mais alguma coisa a acrescentar.