Canta pra assentar o axé! E roda poema…
Sarau Afro Mix
O Sarau Afro Mix foi criado em 2002
Derivado das rodas de poemas, é um projeto que procura trabalhar com as manifestações culturais em geral, com ênfase na literatura afro-brasileira, dando visibilidade a autores e autoras negros e negras e iluminando sua importância na literatura brasileira. A logomarca (acima) foi concebida pelo artista gráfico Edimilson Quirino dos Reis.
O primeiro Sarau Afro Mix foi realizado na biblioteca Mário de Andrade
Ao longo do tempo, os saraus têm dialogado com o público sobre a trajetória cultural da comunidade afrodescendente e também sobre a importância das manifestações artísticas em geral, fazendo uma reflexão sobre a produção de contos e poemas que retratam as vivências afro-brasileiras e sobre sua interação com outras linguagens. O Sarau engloba roda de poemas, música, dança, minipalestras…
O Sarau Afro Mix contribui com a divulgação dos trabalhos de jovens escritorxs, além de proporcionar vivências literárias através da roda de poemas e também um aprendizado que não é trazido pelo currículo regular da escola. O Sarau é uma experiência marcante que gera no público a troca de informações, a reflexão, trazendo emoções e confraternização.
Relevância
A relevância do Sarau reside no fato de que ele traz um diferencial em relação aos saraus tradicionais na sua concepção, porque reúne escritores e leitores comuns, assim como minipalestra sobre um tema atual. Além disso mescla em sua realização outras linguagens, como a música e a dança.
Além da biblioteca Mário de Andrade, foram realizadas edições do Sarau em CEUs, como Caminho do Mar e Água Azul, dentre outros, Casa das Rosas, Casa de Cultura, como a da Penha, Museu da Língua Portuguesa, Fábricas de Cultura, Flink, Virada Cultural e em outros espaços culturais.
Espaço de poesia
O Sarau é um espaço que cria a oportunidade de reunir pessoas interessadas em declamar, ler suas próprias poesias ou de outros autores e autoras. Além do mais, é um espaço de convivência, que dá oportunidade aos presentes de expressarem poeticamente as angústias do cotidiano. Cada evento também pode fomentar a literatura e o prazer da leitura, divulgar novos talentos e promover a reflexão sobre a própria história e literatura da população afrodescendente.
Ao incentivar a leitura, ao abrir espaço para a poesia, a música e a dança, ao colaborar para a implementação da lei 10.639, estimulando a reflexão e o debate sobre a vida, a cultura e a história dos afro-brasileiros, o Sarau traz colaborações inestimáveis e pode influir numa mudança qualitativa para melhor da realidade brasileira e que pode beneficiar a todos, independentemente de origem, raça ou gênero.